terça-feira, 10 de novembro de 2009

Nova Atividade no "AR" e Mais o V Fórum Participativo

Prezados e Prezadas,

Estamos com a atividade do Módulo 4, postada no Link logo abaixo. É uma ótima discussão sobre as qustões que envolvem Raça e Etnia em sala de aula, Participem!!!!!

Acesse:

http://docs.google.com/View?id=dgq9vjxq_28hcrhc2f9



Data para Recebimento 23 de novembro.



V Fórum Participativo


1) Analise as frases seguintes, de modo a discutir a presença de preconceitos, os estereótipos e o racismo nelas embutidos:

a) Marta é negra, mas é bonita.

b) Seu João é um homem notável.Um preto de alma branca.

c) Os jogadores negros de futebol só se casam com loiras burras.


Para responder este Fórum, clique em comentários, logo abaixo!!




22 comentários:

  1. A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros.
    O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.

    É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade.
    É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.Uma coisa que me preocupa é como educar nossas crianças pra que não cresçam cheios de preconceitos em relação à os vários preconceitos relacionados as pessoas. Queremos educar pessoas que saibam que o respeito ao próximo está acima de qualquer coisa: cor, raça, religião, condição financeira, orientação sexual, etc.
    Eu não tenho dúvidas de que a mídia tem um poder enorme na formação de opinião, mas acho também que a responsabilidade não é só dela. Será que não há nada que nós, pessoas comuns, possamos fazer pra tentar melhorar este quadro? Creio que podemos, através do fortalecimento da auto-estima das nossas crianças, ensiná-los a se valorizar pelo que são,( acho que este é um primeiro caminho a seguir).
    É um trabalho de formiguinha, mas que pode mudar muita coisa se cada um fizer a sua parte.
    Acho que uma outra atitude importante é mostrar as nossaas crianças(alunos) desde cedo que as diferenças, além de naturais, são saudáveis e extremamente importantes. O que seria da humanidade se todos fôssemos iguaizinhos, como robôzinhos? Será que teríamos evoluído tanto, será que teríamos chegado onde chegamos? E a natureza, que graça teria se não houvesse as diferenças de espécie, de raça, de cor, de tudo que enriquece tanto este nosso planeta? E a biodiversidade, o que seria dela? Certamente não seria bio+diversidade, porque não haveria o diverso que compõe a palavra…
    É respeitando e apreciando as diferenças que saberemos aceitá-las, valorizando mais uns aos outros e buscando nosso crescimento através da interação com aqueles que são e pensam diferente de nós.

    Adriana Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Não é preciso ser "branco" para que possa ser bonito,educado ou valorizado como pessoa como pensa ou dita a nossa sociedade. Estas frases propostas para reflexão denota com exatidão a dificuldade em aceitar às diferenças. Logo encontra-se explicação para justificar alguém que mesmo sendo negro possa ter beleza e alma "branca". Isto é puro preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Na questão de viver em um mundo cheio de diferenças e modificações ainda temos um grande número de pessoas que tem o preconceito racial.Não aceita o outro na sua forma de ser.E na escola muitos profesoras precisam está preparados para educar os alunos no respeito e na dignidade de vida.As pessoas procuram as formas mais negativas de lidar com o ser Humano.O respeito e outros valores estão em questão na educação pelo motivo de no espaço em que vivemos encontramos um nível alto de desigualdade.Assim,é necessário conviver numa harmonia e acreditar na educação como um grande meio de tranformação de consciências.

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes, esses comentários são reproduzidos como forma de uma "simples brincadeira". Não sbem as pessoas que esse tipo de brincadeira está enaltecendo o preconceito e a discriminação. Quem já não ouviu em seu trabalho, ou em uma roda de amigos piadas sobre negros, loiras, pessoas de outras nacionalidades? Na maioria das vezes, o preconceito só é observado quando se refere a negros ou homossexuais, mas sao diversos os alvos desta discriminação. A sociedade ainda é hipócrita ao mencionar que o preconceito está diminuindo, muitas vezes ele está apenas direcionado à outra classe não tao exposta quanto as mais citadas.

    ResponderExcluir
  5. O mundo até hoje é regido por um racismo/preconceito pré estabelecido pelo período colonial e por teorias religiosas.Isso fez com que a humanidade fosse dividida em sociedades, raças e classes sociais distintas.
    No entanto, ainda temos no Brasil a teoria do embranquecimento, fazendo com que o próprio negro tão discriminado seja também proconceituoso.
    Para que esse modelo cultural seja modificado é necessário em primeiro lugar, acabar com a dominação dos ditos povos superiores em relação aos inferiores, transformar os pensamentos dos diferentes tipos de raças e mostrar para o mundo que o racismo e preconceito deve ser trabalhado desde o nascimento, onde o fator educação, a cor e a beleza não depende de posição social e sim de atitudes e pensamentos que acompanham cada ser até sua morte.
    Gilvania(vânia)

    ResponderExcluir
  6. Márcia FIguerêdo Duarte Moraes
    VIvemos em um país que ainda existe o racismo velado, com expressões utilizadas que "aparentemente" não significam nada, mas se observarmos a fundo, refletem uma opinião muitas vezes mascarada, onde dizemos que há igualdade ela não está presente, quando utilizamos expressões dese tipo estamos incentivando e propagando este tipo de iscriminação e racismo, realmente temos que ter cuidado com aquilo que falamos pois a palavra pode estar sim, carregada de preconceito.

    ResponderExcluir
  7. O preconceito está claro quando insinuo que negro não pode ser bonito e que a ideia de alguém ser negro é uma ofensa para a sociedade que o considera cor inferior. Por que não dizer, simplesmente, que Maria é bonita, independente da cor da pele?
    E pergunto: Alma tem cor? Alma é invisível como é também o caráter de Seu João. Caráter, qualquer um pode ter - pretos, brancos, amarelos... - O problema é ser "bom caráter". Meu avô foi impedido de casar com a minha avó porque ele era PRETO e minha vó loiríssima dos olhos azuis; eles fugiram, viveram cerca de 60 anos juntos, ela ficou doente, sem andar e ele cuidou dela até a morte. Penso que para isso não precisa de cor.
    O preconceito apresenta-se quando cita que as loiras são burras porque aceitam casar com os negros; sugere-se que uma loira não deva se casar com alguém preto, talvez por querer passar a ideia de que preto é sujeira.
    No final de tudo, todos somos prejudicados com o preconceito de cor, pois o que acontece é a separação dos seres humanos e o desamor.
    Cristina Portela

    ResponderExcluir
  8. O racismo é um dos grandes males de nossos dias. Fico abismada com tamanho peconceito em um país multicores! Infelizmente ainda não vencemos o poder do estereótipo. Ainda olhamos o outro com os olhos do corpo sem usar os da alma.
    As frases estão carregadas de uma visão medíocre sobre as pessoas. Tanto negras quanto 'loiras'; estamos reféns de grupos que se auto-avaliam superiores por questões de cor de pele, o que os remete a uma inteligência puramente brutal: Avaliar previamente um indivíduo por alguma característica física, Sem sequer conhecer seu intelecto, seu 'eu'. É esse o país que queremos para nossos filhos e filhas? Um país preconceituoso e excludente?
    Acredito no poder de uma nova visão através do trabalho em conjunto de escola e família, sem o qual esse tipo de 'visão' não poderá mudar!
    Lucia Gouveia.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente vivemos em um país de amnésia cultural. Esquecemos que o negro não apenas povoou o Brasil como também deu-lhe prosperidade econômica através do seu trabalho. Trouxe sua cultura enriquecendo bastante a cultura brasileira. Povos guerreiros que lutaram e lutam bravamente contra a exclusão social ocasionada pelo preconceito do qual são vitimas em nossa sociedade. Precisamos respeitar e valorizar o negro. Pessoas são pessoas e não é a cor da pele que determina o seu caráter e sua competência no âmbito social. Vamos dá um basta ao racismo e a discriminação. É inadmissível que em pleno século 21 pessoas sejam segregadas pelas suas origens.

    SANDRA ARAUJO

    ResponderExcluir
  10. Até os ditados populares possuem subjacentes a eles determinados preconceitos raciais que tornam-se comuns, mas que carregam consigo uma enorme carga preconceituosa.
    Nesse sentido, elogiar alguém dizendo que tem "alma branca" é expressar um inadmissível preconceito. A fato de uma pessoa ser branca não a torna superior à negra, nem a beleza de uma pessoa negra deve ser uma excessão (como se a real beleza só pudesse ser branca).
    É necessário que se tenha a consciência de saber identificar o preconceito, evitando sua proliferação.

    TALLITA GONÇALVES

    ResponderExcluir
  11. Andreza Oliveira. As frases mostram o quanto o preconceito existe em nosso dia a dia mesmo que mascarado. E que muitas vezes reproduzimos frases sem refletirmos sobre o que realmente querem dizer nas entrelinhas. Pensemos nisso...

    ResponderExcluir
  12. Inglizneide Mécia: Falar do preconceito e do racismo no Brasil é difícil, mas necessário. Mesmo dizendo que não temos preconceito é possível perceber que não estamos livres de algum tipo de preconceito isso porque ele está no nosso cotidiano e não damos conta disso.O preconceito deve ser combatido para que possamos educar nossas crianças no sentido de superá-lo.Sabe-se que é uma tarefa difícil de vencê-la, pois ele é como uma sombra que nos persegue.não se deve julgar a pessoa pela raça que ela tem, mas sim pelo caráter que o dignifica.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com Luzinete, quando se refere a justificar que alguém mesmo sendo negra possa ter beleza ou escolher uma parceira branca, loira. Mais lembrando que encontramos na sociedade muitas pessoas negras preconceituosas. O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
    Um abraço a todos.
    Nelma Rosanni

    ResponderExcluir
  14. Maria Angela Pretestato de Lemos

    Essas frases deixadas para fazermos uma nálise nos deixam bem claro que a discriminação racial persiste nos dias de hoje. A discriminação racial hoje é sutil e perversa. Suas causas têm profundas raízes da história brasileira. Nossa história é marcada pela cultura escravocrata, abolida há pouco mais de um século. A população negra serviu à consolidação do Brasil, trabalhando na monocultura do açúcar, na mineração, nas grandes plantações dos senhores portugueses e seus descendentes, onde a atual discriminação reproduz os valores desse passado colonial.
    A criação de cotas para o ingresso dos negros nas universidades do Brasil, por exemplo, é uma aberração. Num país de grande miscigenação racial como o nosso país, é impossível dividir a população brasileira em raças para que cotas possam ser aplicadas. Aliás, este sistema de cotas não funciona em nenhum país. Como é que se vai determinar a raça de uma pessoa? Pelo estudo do DNA? Pela cor da pele? Pela declaração que a pessoa fizer sobre sua raça?
    Infelizmente o governo com criação de cota para os negros deixou bem claro que aqui no Brasil existe o preconceito racial e eles (os que criaram o sistema de cotas), são sim preconceituosos, pois essa cota é uma forma de dizer que o negro não está preparado para competir em pé de igualdade com os brancos. É a política de dividir para governar.

    ResponderExcluir
  15. Esse tipo de comportamento, no qual as pessoas usam o esteriotipo para lançar sobre as outras um discurso que muitas vezes demonstra ser a repetição de uma ideologia "dominante" dos séculos anteriores ao XX até mesmo durante o XX de que ser branco é tudo de bom e que ser de as outras raças na verdade ser de baixa categoria. Infelizmente parece algo longe de ter um fim em nossa sociedade, pois as pessoas não se esforçam por reconduzir pelo caminho inverso ao da dominação cultural suas próprias ações cotidianas. Elisangela Maria.

    ResponderExcluir
  16. No primeiro momento vê-se uma contradição e um preconceito subjacente. Aqui, o fato de ser negra é o defeito; subentende-se pela afirmação que pessoas negras NÃO são bonitas. MAS, Marta é. (Marta é uma exceção)
    No segundo exemplo, a cor negra é caracterizada como o lado obscuro da situação. Um negro se é uma boa pessoa tema alma branca, como se, ter alma "branca" fosse ser bom, generoso. Coisa que, negros por si só não conseguiriam ser, simplesmente pelo fato de serem negros.
    No terceiro exemplo observamos três tipos de preconceito, o primeiro deles caracterizado pela intolerância de verem negros e brancos juntos, constituíndo uma família ou estabelecendo algum tipo de relacionamento - negros só podem se casar com negros. No segundo momento observa-se a ignorância de achar que mulheres loiras são brurras. E no tereciro momento um tipo de julgamento que afeta os dois lados- Se um negro casa com uma loira ela só pode ser burra.
    É necessário estar atento a certas questões. Nem todos que afirmam não ser preconceituosos, de fato, não o são.

    AMANDA GONÇALVES DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  17. Esta coisa de preconceito ainda esta presente na nossa sociedade, infelizmente. Concordo com a colega Maria Angela principalmente quando fala do sistema de cotas para o ingresso de negros nas universidades públicas.Pra mim é o maior preconceito, porque afirma que os negros não tem capacidade de concorrer com as outras raças.

    ResponderExcluir
  18. O preconceito de um modo geral é um mau que a sociedade tem por obrigação acabar.Nós educadores,pais, temos este compromisso de erradicar em nossos lares,na escola, na sociedade toda forma de discriminação.

    ResponderExcluir
  19. concordo com a amiga ideise, pois a escola desve desconstruir qualquer tipo de preconceito existente na sociedade com a ajuda da família.

    ResponderExcluir
  20. Até quando o homem irá insistir em ser míope para enxergar a beleza das diferenças? A natureza é marcada por diferenças, e é bela justamente por isso. Os homens pertencem a uma só raça-a raça humana, cada povo guarda suas características, sua cultura, as quais tem o mesmo valor. Se o racismo que causou e tem causado exclusão e miséria foi construído historicamente, ele também pode ser desconstruído. A história do racismo tem mais de trezentos anos, não é com cem anos que ele será desconstruído, mas hoje é o tempo de combatê-lo, e não há melhores espaços do que na família e na escola.

    ResponderExcluir
  21. Eliane Nascimento,

    O preconceito racial, como todos os demais, surgem de certa forma pela conceito, ou melhor estereótipo, que a sociedade estabeleceu como a legítima, a matriz e aqueles que não se enquadram em tal conceito são taxados como inferiores, sendo por sua vez discriminados, marginalizados, desvalorizados,etc.
    Tal afirmação está bem exemplificada nas frases em questão:
    1. o sujeito "Marta" apesar de ser negra é "bonita", sendo a beleza do negro determinada pela imagem de beleza que se tem baseado na raça branca. E não a valorização de seu grupo étnico, considerando este como feio.
    2. a ideia de que só quem pode ser uma pessoa respeitável, estudada, boa, é quem é branco, pois esta cor indica a pureza, em oposição a preta.
    3. reafirmou as conclusões da colega Amanda, pois revela bem três preconceitos vigentes. dando a entender também que o jogador negro se casa com uma loira para ter um certo status social junto a sociedade preconceituosa, e que a inteligência se mede por uma caricatura elaborada pela sociedade sobre a figura feminina e loira.

    Tais expressões devem ser bem analisadas em todos os lugares e repreendidas por nós, para que as pessoas passem a refletir mais sobre o peso de tal preconceito. E a escola é um ambiente muito propicio para a formação de uma sociedade menos preconceito, pois nós, professores, auxiliamos nossos alunos a formalarem seus valores sociais,seu autoconceito e autoestima.

    ResponderExcluir
  22. Magda Regina

    As três frases fazem alusão a cor branca, onde por meio delas só quem a tem é bonita, respeitavel e inteligente. Muitas vezes os próprios negros se alto preconceituam, e por isso, fortalece o preconcieto racial!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir