quinta-feira, 30 de julho de 2009

REFLEXÃO

O professor do século XXI é aquele que, além da competência, da habilidade interpessoal e do equilíbrio emocional,tem consciência de que, mais importante do que o desenvolvimento cognitivo,é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda a pedagogia.
A função do bom professor do século XXI não é apenas a de ensinar, mas a de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber.

Vicente Martins

Abraços Tutoras Claudia e Hersília

4 comentários:

  1. Hoje é muito mais difícil ser professor porque somos muito mais. É preciso segurar as mãos de nossos alunos, dar abraços apertados, oferecer o ombro para chorarem, conversar, aconselhar casamentos e namoros... Precisamos ser exemplo
    e apoio a jovens de famílias desestruturadas, de jovens sem perspectivas e, em meio a todo o caos social, devemos formar cidadãos capazes de enfrentar o mundo e mudá-lo para melhor.

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  2. Elisangela Maria da Silva.Evidentemente esse é o desafio que professor desse século encontra principalmente quando se estar numa sociedade aparentemente democratica e inclusiva.

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  3. -Concordo com o autor(Vicente Martins), em parte. -Para que possa haver uma "efetiva CONTEMPLAÇÃO" do saber, faze-se necessário existir um " saber eficaz". Considerando que o Professor do sec. XXI deverá formar cidadãos, ele procurará ir muito além do "desenvolvimento cognitivo"; entretanto, levando-se em conta que, este mesmo Professor deverá fornecer ou fomentar elementos como elo de classes para uma sociedade CONSUMISTA, ele deveria priorizar a PEDAGOGIA POSTA ( ou IMPOSTA?). - Concluo que, cabe ao PROFESSOR do SEC.XXI, ter o discernimento necessário para saber "dosar" adequadamente a -PEDAGOGIA com a CONTEMPLAÇÃO- aí, sim, ele estará desenvolvendo sua habilidade, sua competência e seu equilíbrio emocional, com SABEDORIA e EFICÁCIA. Shallon! Ebyratan Ferreira/.

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  4. Eliane Maria do Nascimento,

    Essa reflexão tutoras é muito pertinente, pois a cada momento me vejo não apenas como uma profissional que tem um objetivo específico, eu como todos devemos nos ver primeiro como seres humanos que possuem fragilidades, se somos adultos, "estudados", e sentimos/temos tais fragilidades imaginem nossos alunos, que buscam na escola ão apenas o aflorar do saber, mas a carência, as deficiências afetivas, que na maioria das vezes não encontram em seu ambiente familiar. E nós temos que saber interagir com esse aluno e proporcionar que o ambiente escolar, o convivência com a comunidade escolar seja o mais prazeroso possível para que este seja estimulado a aprendizagem.

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